Corajosamente indo onde o projeto nunca foi: a promessa de RA/RV

A emoção em torno da realidade virtual (RV) estava alta quando fez sua primeira aparição duas décadas atrás seguida recentemente por sua irmã, a realidade aumentada (RA). Cada uma delas prometeu revolucionar muitas indústrias possibilitando que os usuários entrem em mundos de realidade virtual ou mista e interagir com objetos da mesma forma que fariam no mundo real.

Engenheiros poderiam projetar seus produtos intuitivamente sem a interferência de interfaces tradicionais do computador do usuário. Pessoas percorrer casas que ainda não estavam construídas. Os clientes poderiam experimentar produtos que só existiam virtualmente para testar e se apaixonar por eles antes do projeto final. Parece muito bom para ser verdade, e infelizmente, era.

A verdade era que essa tecnologia, embora emocionante, ainda estava na infância. Muitos dos elementos necessários da RV e RA – tanto no lado do hardware quanto no do software não eram suficientes para criar ambientes que imitavam o mundo real. Depois de tudo, para cumprir essa promessa, os usuários precisavam sentir que eles estavam realmente imersos em um mundo de realidade virtual ou mista, o que para acontecer precisava de computadores mais potentes, melhores dispositivos de entrada (capacetes, luvas, etc.) e softwares que aproveitassem a vantagem de ambos – tudo a preços que tornem tecnologia economicamente viável.

robert_conley_customer

Onde nós estamos agora?                     

A notícia boa é que avanços significantes foram feitos em todas as frentes. Os computadores estão mais rápidos, e várias grandes empresas (Google, Microsoft, Facebook, para nomear alguns) têm gastado tempo e dinheiro consideráveis desenvolvendo entradas de dispositivos que tem o potencial de trazer RV para as massas. Mas como esses avanços poderiam impactar o uso de RV/RA no projeto do produto? Os engenheiros conhecem há muito tempo os benefícios da prototipagem virtual, sendo capazes de conduzir simulações para testar projetos muito antes da fabricação. Dando um passo adiante, e se você pudesse inserir esse produto virtual no mundo real, que por definição é a Realidade Aumentada?

Nossos usuários têm feito somentes desde 2013 quando foi anunciado que eDrawings estaria adicionando uma atualização baseada em RA em seu aplicativo IOS. O que a RA trouxe para o aplicativo eDrawings é a capacidade de comunicar com precisão exata e conceito apropriado quando se trata de produtos virtuais. Isso é importante porque se você está projetando um pequeno produto, como um controle remoto, ou um objeto gigantesco, como uma peça de uma máquina industrial, tudo acaba sendo do mesmo tamanho na sua tela. Embora você possa dar zoom para maximizar o espaço de trabalho, não há uma referência visual na tela para te contextualizar em termos do seu tamanho real e como isso se compararia com objetos no ambiente do mundo real.

dsc_4171_edit20_2_-615x412

Não seria ótimo se você pudesse pegar seu projeto e colocar um modelo virtual disso na mesa próxima a você ou na sua sala se você pudesse olhar isso perto de produtos reais, deslizar e girar isso sobre a mesa, e ter uma noção completa do verdadeiro tamanho, escala e proporção do produto? O aplicativo eDrawings permite que você veja um produto em escala total assim que seu tamanho verdadeiro é comunicado claramente.

Para onde vamos daqui?

Existem várias áreas de desenvolvimento de produto que poderiam ser beneficiadas pelas soluções de realidade mista no futuro. A primeira delas é vendas e marketing. Permitindo que as empresas deixem seus clientes experimentarem produtos nesses ambientes permitir-lhes saber antecipadamente como o mercado irá responder aos seus produtos e quais áreas de seus produtos precisam ser ajustadas antes da liberação, mas também ajuda seus clientes a conectarem-se com os produtos de um jeito que eles nunca puderam antes, emocionalmente. Essa também é a área com o caminho mais fácil para ROI.

A segunda área é colaboração; permitindo aos participantes do projeto entrar em um ambiente virtual comum, no qual eles podem interagir naturalmente com produtos virtuais para fornecer um feedback mais preciso, participar de discussões em tempo real ou revisões de projeto interativas. O resultado disso pode ser melhor, informações mais ricas sendo encaminhadas para o pipeline de desenvolvimento.

A área final, e talvez aquela com a barra de requisitos mais alta, é a ideia de projetar produtos em ambientes virtuais ou mistos. Os dispositivos e interface do usuário evoluirão o suficiente para os projetistas poderem imersos por longos períodos de tempo, a fim de realizar tarefas de projeto? Além disso, esses dispositivos serão precisos o suficiente para manter as tolerâncias que a precisão de engenharia requer? Os custos irão cair para um nível que é economicamente viável para as empresas?

ar_clean-615x412

Esse é realmente um novo paradigma que teria que ser adotado. Os primeiros adeptos provavelmente serão os engenheiros mais novos e projetistas que nunca conheceram um mundo não-digital. Para esse grupo de usuários, não há obstáculos para a adoção de uma perspectiva cultural, sem medo de erros; eles querem apenas explorar. Para outros usuários, haverá mais apreensão, muito parecido com quando o primeiro Space Mouse foi lançado. Isso introduziu um novo paradigma no jeito que interagimos com os computadores.

Existem muitos desafios com a integração da Realizada Aumentada e da Realidade Virtual nos ambientes de produção . Quando você leva em conta a novidade desses dispositivos e os perfis mistos dos nossos usuários (adeptos mais jovens e usuários relutantes) mesclando o espaço para desenvolver uma experiência de realidade cruzada não é fácil. No entanto, nós estamos empenhados em investigar as melhores formas de fornecer futuras soluções que alavanquem o melhor da Realidade Virtual, Realidade Aumentada e da Realidade Mista.

Nós já temos as ferramentas e sabemos como ajudar as pessoas a trabalhar juntas de uma forma mais profunda e colaborativa. Nossos milhões de usuários já estão criando conteúdos 3D incríveis; esse novo paradigma irá capacitá-los com a melhor maneira de compartilhar a experiência desse conteúdo, de uma forma linda e acoplada. Os usuários confiam em nós para entregar experiências premium em termos de construção e exibição de seus produtos. Nós queremos ter certeza que estamos pensando em muitos usuários e dispositivos diferentes, para facilitar a imersão de todos os nossos usuários.

Não perca as informações incríveis sobre SOLIDWORKS! Inscreva-se no canal YouTube da SOLIDWORKS BRASIL OFICIAL e curta nossa página no Facebook.