A sua solução de projeto tem te deixado para trás?

Pesquisas globais mostram que projetistas elétricos e engenheiros usam uma tecnologia ultrapassada para desenhar seus projetos. Em muitos casos, sistemas comuns usados nos projetos atualmente têm origem nos anos 80 ou no início dos anos 90. Se você está usando alguma dessas ferramentas para desenhar seus sistemas de controle elétrico para máquinas e painéis:

  • Uma ferramenta MS Office
  • Um pacote gráfico genérico
  • Um pacote CAD elétrico parcialmente funcional ou desatualizado, ou
  • Uma solução baseada em papel

Então é muito provável que você está gastando a mesma quantidade de tempo para projetar e entrar dados manualmente. Assim como os engenheiros e profissionais de projeto, nosso maior impacto e valor está no que nós criamos, não nas tarefas manuais que as ferramentas de projeto modernas frequentemente automatizam 100%.

Ao continuar a usar essas ferramentas, você está perdendo uma série de benefícios. Perguntando a si mesmo as seis perguntas abaixo, você começará a ver como isso está impactando você.

panels

Q1. Quantas horas você gasta, em uma semana normal, numerando ou renumerando manualmente fios e dispositivos em um projeto?

O processo de numerar, ou renumerar, manualmente dispositivos e fios pode facilmente tomar horas por dias durante essa fase do projeto. Não só é um processo muito demorado, mas também é vulnerável a erros humanos.  As distrações diárias, como ligações telefônicas ou consultas de colegas, podem causar menos concentração. Isso significa que o foco na tarefa é momentaneamente perdido. Sequências de numeração podem ter lacunas ou até numerações duplicadas. Esses erros provavelmente passaram desapercebidos durante a fase de projeto. Porém, se tornarão evidentes durante a construção, gerando uma confusão desnecessária. Dessa forma, criarão problemas críticos que você, como projetista, será chamado para resolver, geralmente sob circunstâncias estressantes e de tempo crítico.

Um pacote de CAD elétrico totalmente funcional incluirá numeração automática de fios e dispositivos. Assim, removerá essa tarefa da sua lista e permitirá que você se concentre nas partes do projeto que merecem a atenção de um engenheiro qualificado e experiente. Isso pode ser particularmente frustrante ao numerar projetos manualmente para ter que renumerá-los depois de pequenas alterações. A automatização irá numerar, ou renumerar, correta e precisamente um projeto inteiro em poucos segundos. Além disso, permitirá que você não só complete projetos muito mais rapidamente, mas também esteja confiante de que não estão levando erros até a fase de construção.

plc

Q2. Quanto tempo você gasta procurando ou pesquisando detalhes de peças enquanto cria seus projetos?

Se você está usando uma solução de projeto inapropriada para seus projetos elétricos terá que montar seus próprios símbolos e bibliotecas de peças como nenhum foi fornecido como ferramenta. Essa será uma tarefa indesejada e demorada desde o início e desperdiçará seu tempo enquanto você continuar usando essa solução. As soluções de CAD elétricas incluirão uma ampla gama de símbolos prontos para você usar. Elas também facilitarão a criação de símbolos personalizados conforme a necessidade de seus projetos. Juntamente com os símbolos, você terá um amplo conjunto de peças do fabricante prontas para você escolher. Dessa forma, a aplicação de seus princípios de engenharia é feita por um processo rápido e simples. Isso permite que você selecione rapidamente as peças que você precisa com base em uma série de dados chave fornecidos por cada peça.

Q3. Como você sabe que seus projetos funcionarão corretamente?

Com a sua solução atual, você fica 100% confiante que os projetos finalizados que você enviar para o seu cliente ou para a sua equipe de construção estão corretamente configurados? Você está seguro de que não colocou acidentalmente um dispositivo Aberto onde uma versão fechada foi necessária? Você tem certeza de que suas quedas de tensão estão todas dentro das tolerâncias aceitáveis?

Uma verdadeira solução de CAD elétrico verificará continuamente a configuração do seu projeto e mostrará quaisquer problemas na sua tela. A inteligência funcional integral do software irá ajudá-lo a garantir que todos os seus projetos estão validados e que você não está empurrando questões para debaixo do tapete que voltarão à tona em algum momento. Erros e descuidos no projeto irão se sobrepor durante a construção ou, pior ainda, após o comissionamento, quando problemas como as quedas de tensão excessivas podem levar ao superaquecimento, causando uma falha crítica no sistema elétrico do mesmo modo que não só derruba sistemas, mas também põem em perigo a vida humana.

panel20-201

Q4. Com que frequência você esquece de adicionar itens a lista de materiais para o projeto?

Com a maior vontade do mundo, nós somos apenas humanos e erros acontecem. Quando criamos uma lista de materiais manualmente, é fácil esquecermos alguns itens ou até duplicá-los. Então, mesmo com os desenhos de projeto completos, quando chega na hora de fabricar, o trabalho é muito dificultado por conta de peças que estão faltando ou estão desordenadas. Usar um pacote de CAD elétrico irá fornecer um relatório automatizado, incluindo uma lista de materiais. Isso vai não só economizar seu tempo, mas também garantir que todas as partes do projeto estão incluídas na lista e poderão ser ordenadas com êxito para a construção.

Q5. Com que frequência você recebe ligações da equipe de fabricação sobre problemas com um projeto?

Usando qualquer uma das soluções de projeto inadequadas citadas acima significará trabalhar com a ausência de inteligência interna e funcionalidade especializada em CAD elétrico de verdade. Além disso, colocará uma desconfiança na disciplina humana no processamento dos seus projetos. Pela natureza do comportamento humano, erros irão escapar devido à pressões de tempo ou distrações, levando a consequências negativas. As demandas e o estresse desnecessário podem ser reduzidos com a mudança para uma solução de CAD elétrico que forneça um processo de projeto com qualidade assegurada e precisão inerente. Ligações irritadas de instaladores confusos podem se tornar coisa do passado. O que significa que você pode focar totalmente no seu projeto e trabalhar com o máximo de eficiência e rapidez.

Q6. Quanto do seu trabalho afeta seu tempo pessoal e impacta na sua vida familiar?

Com o passar dos anos, fica cada vez mais difícil preservar o seu tempo pessoal e manter uma vida profissional positiva e balanceada. Usar uma solução de projeto elétrica inadequada pode sugar o seu tempo e mudar seu estilo de vida de diversas formas. Podem ser as ligações fora de hora que mais impactam, como as ligações de instaladores sobre problemas com suas tarefas. Estando nessa situação rotineira pode ser difícil para você se desligar em casa. Isso leva à noites mal dormidas por causa das preocupações com o trabalho e distrações que o afastam das atividades em família. Errar ao usar um pacote CAD elétrico profissional significará que seu processo de projeto levará muito mais tempo do que deveria… 2 ou 3 vezes mais, para completar o projeto.

Quantas vezes você teve que ficar até tarde porque um projeto não estava finalizado ainda? O efeito dessas questões é parecido com ter tido um impacto negativo em você e na sua família. Ele te impede de aproveitar o tempo com as pessoas que você gosta do jeito que deveria. Mudando para um pacote CAD elétrico qualificado trará uma série de recursos profissionais que não só acelerarão drasticamente seu fluxo de trabalho, mas introduzirão um novo nível de precisão e consistência em seus projetos. Você perceberá os benefícios em poucos dias de trabalho, redução do estresse, menos ligações fora de hora, instalações mais suaves e até soluções de compras otimizadas com a precisão da lista de materiais.

Quer continuar recebendo dicas para alavancar o seu negócio? Inscreva-se no canal YouTube da SOLIDWORKS BRASIL OFICIAL e curta nossa página no Facebook.