Impressão 3D tão fácil quanto impressão 2D

O SOLIDWORKS 2017 dá mais um passo no sentido de tornar a impressão 3D tão fácil quanto impressão 2D. Pode soar um pouco audacioso, pois os dois processos nunca serão exatamente iguais. Afinal, estamos falando de uma dimensão a mais envolvida.

No menu Arquivo, logo depois de Imprimir (para impressões 2D), você verá Print3D, que foi aprimorado significativamente ao longo das últimas vesões. Agora temos a habilidade de criar nossa própria impressora personalizada. Isso significa que você pode planejar a localização do modelo na mesa de impressão e verificar se o produto cabe na sua máquina. O plano selecionado para a direção de criação geralmente é a chave quando for uma impressão 3D e uma vez que é selecionado, a informação é armazenada no novo formato 3MF (que o SOLIDWORKS ajudou a criar – veja o 3MF Consortium para mais detalhes).

Esse novo formato de arquivo, criado especificamente para Manufatura Aditiva, é suportado no SOLIDWORKS 2017 tanto para importação quanto para exportação. Isso é uma ótima notícia para qualquer um que queira uma impressão colorida. O formato 3MF suporta cores, materiais de base e decalques mapeados – então o que você vê na tela agora pode ser impresso em colorido em 3D (se você tiver uma impressora 3D capaz, é claro). Se você não tiver uma impressora colorida 3D em casa ou no trabalho, o formato 3MF irá apoiá-lo no serviço de impressão online i.materialise.

blog20image201

Uma novidade do Print3D é a nova seção de validação de impressão abaixo da aba de pré-visualização. Uma das causas mais comuns de falha de impressão 3D é porque há recursos no modelo que são muito pequenos para serem impressos, ou aberturas pequenas demais para serem reconhecidas. Para ajudar a prevenir essas falhas de construção, há agora um corretor analítico de espessura/aberturas. Esse recurso é particularmente útil quando você está criando um modelo em escala menor para caber na sua impressora. Pequenos recursos e aberturas podem ser deixados de lado quando você está utilizando uma escala menor. Um benefício adicional atrelado a isso é se você não tem certeza sobre a espessura ou abertura a ser corrigida. Se você está usando uma impressora 3D FDM/FFF (e mais de 50 por cento das máquinas são desse tipo), há uma lista de materiais com algumas espessuras de parede admissíveis com base na altura da camada. Se o material que você quer usar não está na lista ou você está usando uma tecnologia aditiva diferente, você pode usar a janela Espessura e Abertura Personalizada para especificar o seu próprio valor. Como esperado, isso corrige a geometria rapidamente e destaca onde você poderá ter recursos não imprimíveis, antes de você enviar seu trabalho para a máquina. Isso poderá salvar horas de tempo de construção desperdiçadas e um monte de material.

blog20image202

O SOLIDWORKS 2017 faz impressões 3D fáceis e mais simples, garantindo um sucesso maior na construção de protótipos, projetando ferramentas e correções ou peças de produção com um fabricante adicional. Para aprender mais sobre mais de 200 novidades e as melhorias dirigidas por usuários no SOLIDWORKS 2017, inscreva-se no canal YouTube da SOLIDWORKS BRASIL OFICIAL e curta nossa página no Facebook.