SOLIDWORKS PDM Professional – Procure, ENCONTRE e Projete

Imagine a quantidade de arquivos de projetos que contém uma empresa, que contém SUA empresa. Milhares ? Dezenas de milhares ? Centenas de milhares ?
Se você já gastou muito tempo procurando por um arquivo existente para compor um novo projeto, se você já passou todo este tempo procurando o arquivo e não encontrou, ou mesmo se você já teve que refazer um arquivo que você tem certeza que existe, porém iria demorar mais para procura-lo do que para refaze-lo, não se preocupe, você não é o único.
Você sabia que, em média, um engenheiro/projetista, gasta em média 20% do seu tempo procurando arquivos ? Isso significa que , se você trabalhar 8 horas por dia, no fim do mês você terá desperdiçado 32 horas apenas realizando pesquisa, quase UMA SEMANA buscando arquivos e muitas vezes não os encontrando.
A reutilização de um arquivo de engenharia se dá por vários fatores, muitos podem ser o motivo pelo qual este ou aquele arquivo pode ser reaproveitado em um novo projeto, pode ser por conta da sua geometria, dimensões, matéria prima, etc. Fazer pesquisas apenas pelo nome, como visto abaixo, se torna muito inviável., além de demorada.

00002 - A2

O SOLIDWORKS PDM Professional trabalha inteiramente suportado pelo SQL Server como banco de dados, na prática isso significa que todas as informações são armazenadas e controlados de forma muito mais eficiente, com isso, ele consegue buscar não apenas as informações externas dos arquivos, como seu nome, mas isso nos da o poder de buscar informações dentro dos arquivos, imagine buscar palavras chave contidas em um texto dentro de um arquivo .DOC, é deste tipo de possibilidade que estamos falando.
Imagine que ao invés de buscar arquivos apenas com um campo

00002 - B

 

Podemos criar um formulário ou formulários para buscar quais quer informações que quisermos, imagine buscar arquivos com as informações abaixo:

00002 - C

Esta imagem mostra um cartão de pesquisa do SOLIDWORKS PDM Professional, cartão este que pode ser totalmente pesonalizado para buscar as informações que VOCÊ julga necessário, e além disso, realizar pesquisas com vários parametros diferentes ao mesmo tempo, e não apenas um.

00002 - D

Note que no exemplo á cima, a pesquisa esta levando em conta quatro fatores:
• Tipo de item = Fabricado
• Materia Prima – AISI 304
• Processo = Chapa Metalica
• Largura 250 mm
Assim, facilmente foi possível encontrar dois arquivos que se encaixam nesses requisitos, e com a pré-visulização via eDrawings integrado ao PDM Professional, fica muito mais fácil fazer a escolha certa.
Utilize as ferramentas de pesquisa do SOLIDWORKS PDM Professional, seja mais eficiente nas duas pesquisas e se torne muito mais PRODUTIVO.
Para mais informações sobre o SOLIDWORKS PDM Professional, acesse https://www.solidworks.com/sw/products/product-data-management/solidworks-enterprise-pdm.htm

 

 

Thiago Amorim

Thiago Amorim

Industry Process Consultant- Latin America at Dassault systèmes SOLIDWORKS
Thiago Amorim