Integrando a tecnologia de última geração: visão geral da manufatura aditiva

A fabricação aditiva (AM) existe desde os anos 80. Em sua forma mais antiga, a tecnologia era limitada principalmente a aplicativos de prototipagem. Hoje, no entanto, fabricantes industriais em todo o mundo, do setor aeroespacial à educação, estão adotando o AM como um meio viável de influenciar todas as etapas do ciclo de vida do produto. Já se foram os dias em que o AM foi usado como ferramenta de verificação de prova de conceito. Com o avanço da tecnologia de processo, tecnologia de materiais e máquinas de impressão 3D, a AM está rapidamente se tornando uma consideração viável para substituir a fabricação tradicional.

O valor da AM realmente reside em olhar além dos custos iniciais e da fabricação. Algumas questões fundamentais, como estas abaixo, precisam ser abordadas para que os benefícios potenciais da AM sejam plenamente compreendidos:

  • Fornece melhor desempenho do produto?
  • O que isso significa para o cliente final?
  • Como isso afeta a cadeia de suprimentos por meio de estoque reduzido e fabricação sob demanda?

À medida que mais e mais indústrias começam a adotar a AM, os principais elementos dos processos de fabricação tradicionais estão sendo transformados, começando com o básico de como as peças são projetadas. Assista ao pequeno vídeo abaixo para obter uma visão geral das AM, principais áreas de aplicação e como a liberdade de design vem com restrições de design.

 

A impressão 3D rápida e contínua começa com modelos 3D sólidos. Na Parte 2 desta série, exploraremos algumas das práticas recomendadas no SOLIDWORKS para impressão 3D. Assista à série completa em cinco partes clicando aqui ou no banner abaixo.