Integrando a tecnologia de próxima geração: práticas recomendadas para impressão 3D

Nota: Esta é a 2° parte de uma série de cinco conteúdos sobre a integração de tecnologias de próxima geração em seu fluxo de trabalho de design. Leia a primeira parte aqui.

O SOLIDWORKS fornece muitas ferramentas que podem ajudar a otimizar e orientar seu processo de decisão de projeto na Additive Manufacturing (AM).

Nesta postagem do blog, veremos o Print3D, Clearance Verification e também revisitaremos alguns conceitos básicos de design para ajudar com o AM.

Ferramentas integradas, como Print3D, podem ser usadas como uma verificação DFAM (Design for Additive Manufacturing) antes de enviar o design para a Impressão 3D. Para acessar esse recurso, vá ao menu Arquivo e selecione Print3D como mostrado abaixo.

A ferramenta Print3D possui opções para definir volumes de criação da impressora, orientação da peça, seleção do leito da impressora, análise de espessura / espaço e muito mais. Um feedback visual rápido, com base nos requisitos de material de suporte da peça impressa, ajuda a entender rapidamente as áreas salientes e fazer alterações na orientação da construção ou no design e reduzir os requisitos de material de suporte, que por sua vez afetam os tempos de impressão.

A Clearance Verification é outra ótima ferramenta para atender às diretrizes da impressora e garantir que os materiais não se fundam durante a impressão. Na imagem abaixo, digamos que precisamos de um fixador, como um pino ou um parafuso entre as duas partes.

 

Uma rápida verificação de folga, como mostrado abaixo, garante que tenhamos folgas suficientes, com base nas condições da máquina e do processo usadas na operação de impressão.

Finalmente, AM é tudo sobre RETHINKING Design. O SOLIDWORKS fornece o ambiente perfeito para iterações de projeto e garante o sucesso com uma configuração ideal de projeto que minimiza tanto a construção quanto o material de suporte. No exemplo abaixo, os furos horizontais precisariam de material de suporte, levando a um pós-processamento adicional após a impressão. No entanto, a adição de um chanfro mitigaria as saliências e, portanto, os requisitos de material de suporte.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre os tópicos discutidos acima e veja como o SOLIDWORKS fornece algumas práticas recomendadas para uma impressão 3D bem-sucedida!

 

O SOLIDWORKS permite fazer escolhas de projeto inteligentes e eficientes para AM. O design computacionalmente orientado é uma parte essencial para obter uma geometria ideal para AM. Na Parte 3 desta série, exploraremos as ferramentas de Otimização de Topologia do SOLIDWORKS Simulation e testaremos uma idéia simples para uma geometria otimizada, pronta para a impressão 3D! Para assistir a todos os vídeos desta série, clique aqui ou no banner abaixo.