Plantscrapers e abelhas robóticas: este é o futuro da alimentação?

Freight Farms

Você não acha que comerá sanduíches de queijo e filé para sempre, certo? As pressões populacionais significam que o menu do futuro pode parecer muito diferente – e as novas tecnologias estão ajudando os cientistas de alimentos a serem criativos.

É impossível prever o futuro. Mas às vezes é importante tentar. A população global está se inclinando para 8 bilhões. Espera-se que em 2050 esse número seja de quase 10 bilhões, com cerca de 70% dessa população inchada vivendo nas cidades.

À medida que a população cresce, os atuais modelos de produção de alimentos tornam-se cada vez mais insustentáveis. Encontrar alimentos mais eficientes pode ser a diferença entre um banquete e a fome.

Nada menos que uma transformação radical é necessária. Para ajudar, uma gama de novas tecnologias estão capacitando os agricultores, cientistas e empreendedores, a alcançar uma visão do futuro dos alimentos. Você está pronto para uma revolução comestível?

Sementes modificadas mostram necessidade de velocidade

À medida que os climas mudam, a produtividade de uma planta de região para região também. Isso significa que as culturas resilientes são essenciais para um futuro bem alimentado. Ao acelerar o crescimento das culturas e os ciclos de reprodução, cientistas e produtores de todo o mundo podem projetar plantas que sejam mais nutritivas, resistentes a doenças e melhor adaptadas às mudanças climáticas. Mas como?

Produção de velocidade pode ser apenas o bilhete de ouro que anuncia a próxima revolução agrícola. Um conceito que se originou na NASA, a produção de velocidade otimiza artificialmente coisas como luz, nutrição e abastecimento de água para fazer as plantas crescerem mais rapidamente. Culturas de “dia longo” como trigo, cevada e grão-de-bico (que florescem em resposta a ciclos de dias mais longos) são expostas a até 22 horas de luz contínua por dia através de lâmpadas de LED. Sob essas condições, os cientistas conseguiram cultivar plantas como o trigo semente à semente em apenas oito semanas.

Isso permite que os criadores cresçam até seis gerações todos os anos. A cada nova geração, os pesquisadores tentam criar traços desejáveis enquanto eliminam os indesejáveis, criando sementes no laboratório que prosperam no campo – resilientes o suficiente para resistir na Natureza.

Eis os plantscrapers!

É preciso uma enorme quantidade de terra para cultivar as culturas que consumimos (e alimentar os animais que consumimos). O Banco Mundial afirma que 37% da área terrestre do nosso planeta é usada para agricultura. Isso é mais do que um terço – uma área enorme – e quanto maior a população cresce, mais espaço precisamos para a agricultura.

Mas e se as fazendas crescessem para cima e não para os lados? Esse é o raciocínio por trás dos plantscrappers da Plantagon: edifícios imponentes que combinam agricultura vertical com espaço residencial ou comercial em um sistema simbiótico, usando infra-estrutura municipal como refrigeração, aquecimento, biogás e água para auxiliar na produção de alimentos. A Plantagon até projetou uma linha de produção que gira as plantações do chão ao teto à medida que elas crescem, programadas para que as plantações estejam prontas para a colheita quando chegarem ao fundo do prédio.

Trazer a produção agrícola para a área urbana reduz a distância do “campo”, eliminando uma série de desafios financeiros e ambientais. Enquanto isso, a ideia de criar edifícios híbridos que sejam parte fazenda, parte espaço social / escritório ajuda a superar os desafios de viabilidade econômica e comercial de usar imóveis urbanos de primeira linha exclusivamente para a produção agrícola. Em essência, o capital gerado a partir dos aluguéis residenciais / comerciais ajuda a suportar o aspecto agrícola do edifício.

Uma fazenda dentro de um contêiner de carga

Em uma escala um pouco menor, e se você (ou qualquer outra pessoa) pudesse iniciar uma fazenda sustentável dentro de um contêiner de carga? Graças a Freight Farms, você pode. A engenhosa Máquina Verde de Folhas é essencialmente um contêiner de dezoito metros que usa hidroponia e controle automatizado de clima para cultivar produtos frescos 24x7x365 – de qualquer lugar do mundo. O rendimento potencial é o equivalente a 1.000 cabeças de alface por semana. Isso é mais que suficiente para trazer uma porção generosa de auto-sustentabilidade para o seu negócio.

Ah, e nós mencionamos que a Freight Farms é um cliente da SOLIDWORKS? Nosso software foi uma ferramenta essencial durante o processo de projeto e engenharia da Máquina Verde de Folhas, permitindo que a equipe passasse rapidamente da fase de conceito, através de prototipagem rápida e validação de projeto. Tudo sem construir um único protótipo físico. O SOLIDWORKS também facilitou a criação de documentação de produção para o time responsável, bem como imagens para material de marketing. Veja mais.

Cultive camarão no seu próprio quintal

Nós, humanos, comemos muitos frutos do mar. Tanto que eles tem de ser cultivado, com a aquacultura global respondendo por mais da metade dos frutos do mar produzidos para consumo humano. Infelizmente isso vem com complicações ambientais.

A criação de camarões ocorre principalmente em regiões tropicais. A indústria levou à destruição de habitats costeiros sensíveis para a criação de camarão. Aproximadamente um quinto das florestas de mangue do mundo foi destruída devido à expansão do cultivo de camarões e peixes. Esses manguezais absorvem dióxido de carbono, fornecem um amortecedor de proteção contra tempestades costeiras e fornecem habitats valiosos para peixes selvagens.

Mas e se você pudesse cultivar camarão de qualquer lugar – do deserto de Gobi ao seu próprio jardim? Com a tecnologia Biofloc, você conseguirá em breve. Esta revolucionária técnica agrícola deixa o mar aberto em favor de piscinas artificiais, onde o micro-clima artificialmente controlado está sempre pronto para camarões felizes. À medida que o camarão cresce, microorganismos são introduzidos no ecossistema para desintoxicar a água e remover resíduos desses camarões. Esses microrganismos são consumidos pelo zooplâncton. O zooplâncton, por sua vez, torna-se alimento de camarão, permitindo que os agricultores atendam a algumas das necessidades alimentares do camarão.

Robôs rurais aumentam a produção agrícola

Drones, robôs autônomos e machine-learning: não é o tipo de coisa que você associa ao seu passeio normal pelo campo. Isso pode estar prestes a mudar. O Instituto de Robótica da Universidade Carnegie Mellon está embarcando em um projeto para usar drones e robôs autônomos para ajudar os agricultores a cultivar alimentos mais rapidamente, de forma mais inteligente e mais abundante.

Como parte do projeto, a equipe desenvolveu um robô terrestre autônomo capaz de realizar levantamentos visuais de campos de cultivo para prever o rendimento esperado dos frutos mais tarde na safra. Pode, então, podar folhas e frutas finas para manter o equilíbrio perfeito entre a área das folhas e a carga de frutos.

Qual é o buzz sobre as abelhas robóticas?

Nos últimos anos, o a desordem das colônias (CCD) devastou as populações de abelhas em todo o mundo. Isso é um grande problema. As abelhas ajudam a polinizar cerca de um terço das culturas que são popularmente consumidas no mundo ocidental. Menos abelhas significam menos morangos, sementes de girassol, brotos – e muito mais.

Várias estratégias estão tomando forma para tentar salvar as abelhas de uma morte prematura. Mas a Universidade de Harvard está trabalhando em uma apólice de seguro para o caso: RoboBees. Esses microbots autônomos têm asas e usam sensores (inspirados nas antenas de abelhas reais) que permitem que cada RoboBee perceba e responda ao seu ambiente. RoboBees poderiam estar prontas para começar a polinização de culturas dentro de uma década.

A busca pela comida de amanhã começa hoje

O mundo das abelhas robóticas, hambúrgueres de cricket e carne cultivada em pratos de Petri pode parecer improvável. Você pode não querer acreditar que o camarão possa ser cultivado no Saara. Mas há uma coisa que é inegável: à medida que a população cresce, aumenta nossa necessidade de fontes de alimentos que tenham pegadas ambientais e econômicas sustentáveis. Algo tem que mudar. Por que não começar a procurar a resposta agora?