Conversando sobre Topologia com Tarso Marques

 

O novo Topology Study foi lançado, para o deleite de muitos usuários com o SOLIDWORKS 2018 e, embora esteja no mercado há alguns meses, ele foi construído com base em tecnologia testada e confiável do SIMULIA e muitas empresas já estão aproveitando essas tecnologias.

O estudo de topologia, parte do Simulation Professional 2018, permite que projetistas e engenheiros refinem os componentes para terem uma massa mínima, mantendo o nível exigido de rigidez (deslocamento máximo). O estudo aplica cargas estáticas lineares e restrições a um problema e, durante uma solução iterativa, sucessivos elementos de malha são ignorados até a última iteração quando a malha tem a rigidez necessária com a menor massa.

Os resultados desse processo tendem a ser de natureza bastante orgânica, levando muitos a acreditar que os resultados disso exigem manufatura aditiva para aproveitar este estudo, mas esse não é o caso. Os resultados da topologia podem ser usados para orientar recursos paramétricos e processos de fabricação com o SOLIDWORKS CAM.

Modelo Manufatura
Modelo Manufatura

No SOLIDWORKS World deste ano, tivemos a oportunidade de conversar com Tarso Marques, que junto com sua equipe estão adotando essa tecnologia. (https://tarsomarques.com/) Os projetos do Tarso são únicos, uma mistura de elegância e poder, tudo realizado com o SOLIDWORKS. Tarso explicou que o design é uma expressão muito pessoal da sua visão. No entanto, ser capaz de comunicar essa visão foi um problema no início, quando ele fez sua transição de piloto para designer de carros personalizados. Ele admite que, quando começou a desenhar, seus esboços iniciais não eram bons, o que dificultava a explicação de suas idéias e a modelagem de argila consumia muito tempo. Foi aí que o SOLIDWORKS, como disse Tarso, “mudou minha vida”.

Tarso Marques
Tarso Marques

Tarso acredita que o novo estudo de topologia o ajudará a criar um equilíbrio perfeito entre a estética e o desempenho dos componentes de seus veículos. A forma gerada a partir do processo de topologia pode ser usada como inspiração para a manufatura tradicional ou para manufatura aditiva. A topologia não é apenas sobre design e simulação, é uma tecnologia transformacional que mudará a maneira como Tarso projeta e constrói no futuro. Para a Tarso, a topologia é “verdadeiramente transformadora” e mudará a maneira como ele projeta e fabrica “100%”, pois resulta em peças mais resistentes e leves que proporcionam um desempenho de ponta.

Modelo de Motocicleta Modelada com SolidWorks

No projeto de veículos, gerenciar o comportamento vibracional é fundamental para a longevidade e a dirigibilidade, e, como tal, Tarso ficou satisfeito em ver que na prévia do SOLIDWORKS 2019, existe a adição de novas restrições e metas de vibração e estresse. Nas próprias palavras de Tarso, “isso me deixa muito feliz”.

Depois de passar algum tempo com Tarso, acreditamos que ele é um designer que aprendeu a dirigir rápido, em vez de um piloto rápido que agora projeta. Ele está sempre pensando em buscar possibilidades e novas soluções, e usa o SOLIDWORKS para comunicar de maneira rápida e fácil sua visão a toda a equipe. Com o advento da topologia no SOLIDWORKS Simulation Professional, Tarso agora pode explorar novas soluções para refinar seus projetos para explorar novas formas e processos de fabricação, sempre confiante de que eles estão aptos para tudo.

 

Clique aqui para aprender mais sobre topologia e sobre os cenários de simulação com SOLIDWORKS 2018.