Três maneiras de validar a viabilidade de fabricação e chegar ao mercado com mais rapidez

Para o produto ser competitivo, as estimativas para a viabilidade de fabricação precisam ser o mais precisas possível. Como a maior parte dos processos de fabricação ocorre em instalações diferentes do escritório onde é concebido o projeto, ou é até mesmo terceirizado, engenheiros não podem sempre acompanhar o processo de fabricação nem analisar possíveis desalinhamentos e pontos fracos. Sem experiência específica na unidade de produção, também é difícil de identificar quais áreas podem agregar custos significativos ao processo. Os recursos de projeto para viabilidade de fabricação do SOLIDWORKS ajudam a detectar áreas que podem levar a problemas de fabricação e corrigi-los antes de começar a produção.

1- Revisão do projeto:

Com o software CAD 3D certo, essas falhas são facilmente detectadas e resolvidas para evitar o desperdício de material ou o retrabalho da peça.

O SOLIDWORKS conta com verificações automatizadas de potenciais erros durante a fase de projeto e garante que as peças sejam montadas corretamente e apresentem o desempenho esperado.

2- Verificações de interferência

Tanto em projetos 2D como 3D, é difícil detectar todos os componentes que interferem uns com os outros ou possíveis colisões entre peças móveis. A Verificação de interferência do SOLIDWORKS é a sua solução para identificar esses problemas de difícil detecção.

Várias funções da ferramenta ajudam na verificação de furos, análise de tolerância, detecção de colisão e simulação. Isso garante um projeto final mais preciso, economia de tempo valioso e o lançamento mais rápido do seu produto no mercado.

3- Comparação de alterações

Após uma mudança de engenharia, nem sempre é fácil de identificar exatamente o que está diferente no projeto. A Comparação de peças e desenhos do SOLIDWORKS permite gerenciar versões de arquivo e comparar projetos para garantir que você trabalhe sempre na versão mais recente do arquivo. Com essa funcionalidade, você captura todos os problemas potenciais antes de enviar o seu projeto para fabricação.

Quando verificamos projetos manualmente, é fácil deixar de identificar erros críticos que afetam a viabilidade de fabricação do produto. A verificação de padrões CAD analisa automaticamente os seus projetos em relação aos padrões da empresa e às práticas recomendadas definidas para o programa. De padrões de dimensionamento a linhas de dimensão sobrepostas, o SOLIDWORKS economiza tempo e dinheiro com documentação consistente.

Para saber mais sobre como as soluções SOLIDWORKS unem os processos de projeto e fabricação, acesse aqui.