O 3DExperience Lab: Como Estagiários Estão se Tornando Especialistas

 

(Da esquerda para a direita) Alessandra Paolucci, Patrick Schulper, e Rachel Naoum são estagiários que trabalham no 3DExperience Lab.

Os estagiários costumam ter certa reputação de serem prejudicados pelos funcionários e chefes de sua empresa. O estagiário estereotipado faz um trabalho tão “especial” como pegar café para o resto da empresa, tirar xerox, ou até mesmo limpar bagunças que eles não fizeram. Você pega pode imaginar; os estagiários têm muitas tarefas que não tem relação alguma com o que o seu trabalho originalmente implicava quando foram contratados. Aqui na DASSAULT SYSTEMES três estagiários estão trabalhando no nosso novo laboratório, o 3DExperience Lab, e abrindo caminho para que os futuros estagiários devem aspirar ser; blocos de construção para a próxima geração de ideias inovadoras de uma empresa.

O 3DExperience Lab, mais conhecido como o Fab Lab entre os funcionários da DASSAULT SYSTEMES, abriu no dia 30 de maio, em Waltham, Massachusetts. O conceito do 3DExperience Lab começou em Paris, dois anos atrás, e agora é conectado a mais de mil outros espaços criadores através da Fab Foundation Network. Com a ajuda do MIT’s Center for Bits and Atoms, o laboratório de 288m² é feito para startups, empreendedores, engenheiros e estudantes para colaborarem juntos e inovar produtos para a sustentabilidade futura. Com catorze diferentes estações de trabalho/instalações que vão desde o trabalho de carpintaria até realidade virtual, não há escassez de produtos físicos ou cibernéticos que se possam produzir.

Como o MIT ajudou a construir a plataforma para o 3DExperience Lab, eles também ofereceram sessões de treinamento com mentores no mês de abril. As sessões de treinamento foram realizadas para aqueles que trabalhariam principalmente no laboratório, então eles se tornariam mentores e depois treinariam outros que tivessem interesse em participar. Esse foi o caso de um dos estudantes de engenharia mecânica, Patrick Schluper, que decidiu se tornar um estagiário na DASSAULT SYSTEMES como uma parte do programa CO-OP da Northeastern University.

Depois de falar com Patrick sobre suas experiências no 3DExperience Lab, ele mostrou que o treinamento do MIT o ajudou a se familiarizar com as máquinas, mas seu verdadeiro progresso veio ao colaborar com os outros e trabalhando nas instalações colocando a “mão na massa”. “… Ninguém absorveu tudo do treinamento, obviamente, mas todo mundo absorveu parte dele, então depois você pode voltar e conversar com as outras pessoas e tentar descobrir o que você pode ter perdido… eu passei muito tempo apenas trabalhando em diferentes máquinas, e por isso eu acabei descobrindo como as coisas funcionam.”

O Patrick continuou a me contar como seu trabalho de desenvolvimento no laboratório lhe deu a habilidade de ensinar outros funcionários sobre essas instalações. “Ontem mesmo… eu treinei [cerca de] vinte pessoas. Havia treinamento de cortador de vinil e de corte a laser [que eu mesmo fiz] e mostrei a eles como usar todas as coisas. ”Patrick agora é um instrutor muito hábil no 3DExperience Lab, mas ele não é o único estagiário que é capaz de ensinar outros funcionários.

Patrick Schluper, trabalhando durante os passeios Fab Lab.

Shawna Hansen, uma técnica juridica Corporativa na DASSAULT SYSTEMES, está procurando pelo presente perfeito de dia dos pais para seu marido. Ela sabia que seu marido amava anime, mas queria alguma coisa que não fosse apenas um presente comum; então ela veio com a ideia de criar uma camiseta de anime feita sob medida para ele. Essa ideia gerou seu conhecimento sobre a máquina de bordar que foi realizada no 3DExperience Lab.

Desde que Shawna se concentrou na ideia de fazer uma camiseta para seu marido, ela primeiro precisava aprender a usar uma máquina de costura; então ela pediu à gerente sênior de experiência do usuário, Chin-Loo Lama, para orientá-la no laboratório enquanto tentava costurar. No entanto, Chin-Loo Lama conhecia alguém que poderia ajudar Shawna melhor que ela com o projeto, outra estagiária de engenharia mecânica, Rachael Naoum. Eu aposto que você está se perguntando como uma estagiária se tornou especialista para uma máquina de bordar que acabou de abrir. Essa é uma norma em torno do 3DExperience Lab.

Rachael, uma veterana no Worcester Polytechnic Institute (WPI), começou estagiando para a DASSAULT SYSTEMES um pouco mais de um ano atrás; no entanto, quando ela começou a trabalhar nesse verão, houve um toque diferente para o trabalho dela. Ela teve que aprender como operar a máquina de bordar do Fab Lab sem nenhum treinamento. Ela disse, em uma entrevista, “Eu sou a exceção porque eu acabei de aparecer e Marie (sua chefe) disse, ‘Você é a orientadora para a estação de costura.’ [E eu disse], ‘Ok.’” Rachel dominou a máquina nos quinze dias entre sua data de início e a grande abertura do laboratório, enquanto a maioria dos mentores levou cerca de vinte semanas para dominar suas respectivas máquinas. Felizmente, ela teve alguma experiência prévia. “Eu costuro desde os meus quatro anos… então uma vez que você conhece uma máquina, não é tão difícil descobrir uma nova.” Rachel reconheceu o fato de que ela trabalha mais com a máquina de bordar do que qualquer outra instalação no 3DExperience Lab.

“Rachael é uma instrutora talentosa,” Shawna me explicou, “… então desde o início, ela me mostrou o que fazer e depois me guiou até que eu conseguisse fazer corretamente sozinha.” Após 5 horas de Rachael e Shawna trabalhando juntas para bordar o desenho na camiseta, ela finalmente ficou pronta.

Shawna Hansen, segurando a camiseta “Proud Anime Dad” que Rachael a ajudou a criar

Embora a costura possa ser a especialidade da Rachael, a máquina de bordar não é a única ferramenta em que ela é proficiente. “… Eu sabia como usar as impressoras Sindoh (3D) há um ano, provavelmente mais de um ano agora… Eu definitivamente fiz algumas coisas com o cortador à laser. Também com o cortador de vinil, nós começamos a serigrafia. Isso é algo que eu estou trabalhando no momento.” Depois de perguntar como ela é capaz de aprender as funções dessas máquinas em tão pouco tempo, ela disse, “ … Eu apenas tentei. Há outros estagiários que estão aqui há mais tempo que eu, que sabem como usar quase todas as máquinas. [Eu perguntei a eles] ‘Ei, como isso funciona?’ Cinco minutos depois, ‘Ok, entendi!’”

Uma das outras estagiárias que Rachael está se referindo é sua parceira, Alessandra Paolucci. Alessandra também é uma estudante de engenharia mecânica da WPI, que se juntou a equipe DASSAULT SYSTEMES com a Rachael ano passado. Nesse verão, ela está trabalhando com Patrick nos cortadores de vinil e à laser, bem como ensinando outros funcionários como utilizar essas máquinas. “É muito bom ter outras duas pessoas da mesma idade no laboratório, com o mesmo tipo de experiências. Definitivamente, aprendemos tudo juntos, uma vez que estamos todos no mesmo nível.” Basicamente, os três estão constantemente trabalhando em equipe.

Rachael (esquerda) e Alessandra (direita) trabalhando juntas na máquina de bordar.

Como pareceu que eles estavam trabalhando sem supervisão, eu fui até o supervisor deles (que também é o 3DExperience Lab Manager), Abhishek Bali, para perguntar sobre o nível de confiança que ele tem com seus estagiários. “Nós damos a eles total liberdade para formular problemas, fazer experimentos, fazer erros calculados e aprender com eles. Esse é o espírito por trás do “movimento maker”. [O] 3DExperience Lab é sobre promover uma cultura de criação e empreendedorismo… Aprender novas habilidades em torno dessas máquinas, projetos de direção no laboratório, para lidar com grandes grupos durante os passeios Fab Lab, Rachael, Alessandra e Patrick foram incríveis.”

Isso mesmo, eles até fazem passeios pelo Fab Lab como estagiários. Antes da grande abertura do laboratório, os três estavam informando executivos de alto nível da DASSAULT SYSTEMES e outros parceiros interessados sobre o que o Fab Lab tinha a oferecer. Depois de ouvir sobre esses passeios, eu perguntei à Alessandra e à Rachael se elas poderiam me levar no meu passeio particular, e elas estavam mais do que felizes em fazer isso.

Durante o passeio, elas explicaram em muitos detalhes as funções e propósitos de cada máquina e estação de trabalho, como se elas vivessem no laboratório. Quando entrei no laboratório pela primeira vez, a Alessandra e a Rachael eram as únicas duas pessoas trabalhando ali. No meio do passeio, ninguém além do Patrick entrou para continuar seu trabalho. “Dado que [eles] gastaram a maior parte do tempo no 3DExperience Lab, eles são bastante proficientes em usar a maioria das máquinas,” Abhishek afirmou.

Alessandra exibindo a estação de moldagem e fundição

Embora Alessandra, Patrick, e Rachel fossem tremendos guias turísticos, essa não era a extensão da sua preparação para trabalhar no laboratório. “Eles criaram o 3DExperience Lab Playbook que é como um manual de instruções para um “fabber” iniciante no laboratório. Ele contém um kit de introdução detalhado com procedimentos passo a passo para os fabbers seguirem conforme eles usarem várias máquinas no Fab Lab,” disse Abhishek. Justamente quando você achava que esses estagiários não podiam fazer muito mais, eles continuavam trabalhando.

O Playbook que Abhishek estava falando sobre é formalmente conhecido como, “The 3DExperience Lab Startup Kit.” Alessandra, Patrick, e Rachael criaram esse kit para os novos fabbers trabalharem em projetos individuais ou grupais, que variam de simples a complexos. O kit foi desenvolvido para os novos fabbers aprimorararem suas habilidades com cada máquina para que eventualmente eles possam se tornar especialistas, ou possivelmente mentores no Fab Lab. Quando falamos com Rachael sobre os projetos que o kit contém, ela respondeu, “Não nos foi dado. Nós os encontramos na internet, e alguns deles nós mesmos escrevemos.”

Alessandra e Rachael também estão treinando uma estagiária de verão do ensino médio, Pranavi Boyalakuntla. “Está sendo muito interessante,” Alessandra afirma. “… não é apenas passando as informações que aprendemos no Fab Lab até porque nós estamos aqui há apenas um mês e meio?… eu estou tentando dizer a ela coisa que [eu gostaria de saber quando eu estava no ensino médio] antes de entrar no ramo.”

“Obviamente, nós estamos ensinando como usar o SOLIDWORKS [assim como as máquinas], mas minha parte favorita é dizer coisas que ela não deveria ter medo de fazer. Eu tinha medo de buscar engenharia robótica e ciência da computação porque eu pensava, ‘Ah, você precisa saber essas coisas desde criança… ’ Então eu estou dizendo a ela agora… que ela pode fazer o que quiser, e não deve ter medo.” Além de treinar Pranavi, eles também treinaram outro estagiário, Nirali Jain, juntamente com dois novos CO-OPs da Northeastern, Erica Traini e Sean Yeatts. Esses dois CO-OPs eventualmente vão substituir as posições da Alessandra e da Rachael, quando elas voltarem para a escola no final do verão.

Nesse meio tempo, Alessandra e Rachael estão trabalhando na criação de uma prótese de braço para seu projeto sênior na Worcester Polytechnic Institute. Depois de uma semana trabalhando no projeto, elas já tem dois modelos para o dedo, um feito no corte à laser e um modelo impresso em 3D. “Queremos ver um par de coisas diferentes,” Rachael disse. “Qual técnica de fabricação é mais fácil, [qual é] mais fácil de montar, [qual] requer menos peças, [qual é] é mais fácil para alguém fazer no Fab Lab em Rwanda?” O projeto ainda está em andamento, mas as duas engenheiras planejam ter o braço finalizado na primavera.

“O plano agora é fazer quantos protótipos forem possível enquanto estamos aqui no verão, e depois se tivermos alguma coisa durante o ano escolar, nós enviamos nossos arquivos para [Erica e Sean]. Um deles vai fazer isso, [depois] eles entregam para [nós].”

Rachael e Alessandra segurando sua prótese de dedo

Estagiários com a capacidade de ensinar funcionários sobre os ativos da empresa, não é algo que você vê em todo negócio. Alessandra, Patrick, e Rachael estão preparando o caminho para um estilo diferente de estagiários; um estilo onde funcionários e executivos podem aprender de estudantes, e ganhar uma perspectiva diferente deles em certos assuntos. Corporações podem ter muitas ideias vendo da percepção de jovens mentes brilhantes. Com a variedade da tecnologia que é apresentada aos estagiários em uma idade tão jovem, suas mentalidades, juntamente com experiências de executivos e ‘outros funcionários’, podem ser capazes de criar plataformas duradouras para empresas em todo o mundo.

Saiba mais sobre o mundo SOLIDWORKS através das nossas redes sociais! Inscreva-se no canal YouTube da SOLIDWORKS BRASIL OFICIAL e curta nossa página no Facebook.