Voar pode ser divertido com a Zenith Aircraft Company

Quando você pensa no crescimento que a aviação mundial teve, podemos dizer que ela seguiu um trajeto divertido e empolgante. Por outro lado, nos dias de hoje já não ficamos mais tão empolgados com nossa próxima viagem de avião. Agora, imagine se voar fosse realmente agradável. Para a Zenith Aircraft Company, a emoção está no percurso e não apenas no destino.

Fundada em 1992, a Zenith projeta kits de avião para que os pilotos esportivos possam construir seus próprios aviões. Sim, acredite se quiser, você pode construir e voar na sua própria aeronave. “Quando a maioria das pessoas pensa em voar, é como meio de transporte e não como um esporte ou lazer; isso é especialmente verdadeiro em viagens comerciais,” disse Sebastien Heintz, fundador da Zenith Aircraft Company. “Pelo lado da aviação esportiva, o transporte não é seu maior objetivo. Você está voando porque aprecia a experiência. É parecido com dirigir um carro clássico ou um carro comum. Com um carro clássico, você pode usá-los nos fins de semana e dirigir sem um destino definido. Você aproveita o veículo, o tempo e o percurso. É dessa forma que os pilotos esportivos abordam a aviação. Obviamente, você pode usar sua aeronave para ir do ponto A ao ponto B, mas é mais do que apenas pelo transporte. A aviação esportiva é mais sobre o esporte do que o transporte.”

Se voar por diversão não era um conceito suficientemente novo, o que você acha de construir sua própria aeronave? É aí que a Zenith Aircraft Company vem ajudar. Os kits de aeronaves esportivas da empresa surgiram nos anos 60 quando o pai de Sebastien, Chris Heintz, conseguiu seu diploma de engenharia e começou a trabalhar no projeto do Concorde. Chris estava interessado em possuir seu próprio avião, mas sustentar uma família jovem significava que comprar um avião era apenas um sonho. Assim como muitos engenheiros famintos fazem, Chris decidiu sair e construir seu sonho. Ele projetou uma aeronave feita de metal, de dois assentos e simples de construir que eventualmente gerou sua própria indústria. Os amigos de Chris, que também eram entusiastas de voo, amaram o projeto e pediram suas próprias plantas e muitas vezes precisaram de peças que só o Chris poderia fornecer. A partir daí, a indústria de kit de aeronave DIY (do it yourself) nasceu.

Construir uma aeronave esportiva é muito parecido com voar em um. É tudo sobre a jornada. “O que eu vendo não é um avião finalizado,” disse Sebastien. “Se você comprar um quebra-cabeça, você não o compra pela figura final. Mas sim porque você quer aproveitar a atividade de juntar as peças e formar o quebra-cabeça. Os kits de avião são similares. Se você quiser um avião finalizado, não compre um kit. Mas se você aprecia o processo de construir coisas, então você irá amar um kit.”

Quanto tempo leva para construir seu próprio avião? Isso varia de pessoa para pessoa. “Nós dizemos cerca de 500 horas de tempo de montagem,” explica Sebastien. “As pessoas não tentam ser ágeis enquanto constroem seus kits. Lembre-se, elas estão buscando aproveitar a experiência. A maioria dos nossos clientes trabalham durante o dia, então eles levam cerca de um ou dois anos para construir, montando o avião durantes as noites e finais de semana.”

Motivação é a chave para garantir que os clientes completem o processo. É aqui que o foco da Zenith em instruções de qualidade realmente entra em jogo. “Nós queremos que as pessoas vejam algum progresso depois de gastar apenas algumas horas montando,” afirmou Sebastien. “Nós garantimos que as instrução são fáceis de seguir, então os erros são evitados mesmo com iniciantes. Eu vejo que se você ver um progresso real, mesmo após uma ou duas horas, existe uma motivação interna para continuar.”

A Zenith vem usando o SOLIDWORKS para projetar seus kits há quatro anos. “O uso do SOLIDWORKS comparado ao CAD 2D nos permite acessar muito mais informação e permite que visualizemos projetos virtualmente e não apenas quando estão na fábrica,” diz Sebastien. “Isso é especialmente importante para os clientes. Eles podem realmente ver o que e como eles irão construir.”

“Do ponto de vista de um projeto, o SOLIDWORKS torna mais fácil desenvolver novos projetos a partir de versões anteriores,” explica Sebastien. “Como a maioria dos projetos, nós não começamos do zero. Não é necessário fazer isso quando os aviões continuam voando da mesma forma. Entretanto, o SOLIDWORKS ajuda a modificar desenhos, e nós podemos testar essas atualizações de forma mais eficiente em um computador do que em um protótipo físico. Fiquei realmente impressionado com a habilidade de projetar de forma mais eficiente. Agora, nós estamos criando e modelando ao mesmo tempo, o que é muito mais eficiente.”

Agora nós entendemos o trabalho e diversão que são necessários para montar um kit de avião seguro e simples de voar, mas o que é preciso para tirar o avião do chão? “A FAA torna isso relativamente fácil de construir e possuir seu próprio avião,” Sebastien afirmou. “A FAA faz a inspeção final no avião, certificando-se de que ele pode ser pilotado com segurança, mas, por outro lado, eles deixam você construir seu avião do jeito que você quiser. O outro obstáculo é obter uma licença de piloto esportivo, que foi criada para diminuir as barreiras de entrada na aviação e tornar a pilotagem mais acessível comparada com a licença de piloto privado tradicional.”

Depois que sua aeronave é registrada e você conseguiu uma licença de piloto esportivo, você está pronto para levar aos céus. Sebastien discutiu uma de suas linhas de voo favoritas, de Missouri até a Florida, para uma visita anual ao U.S. Sport Aviation Expo. “Eu faço três ou quatro paradas durante o percurso. Nós voamos de 1.000 a 3.000 pés acima do solo. Isso é ótimo para passear e parece uma viagem divertida onde só você consegue ver mais do céu. Também somos abençoados por ter a oportunidade de visitar aeroportos divertidos com pessoas boas. Um aeroporto público é como qualquer outra instalação pública; é gratuito e um ótimo recurso.”

Se você está pronto para embarcar nessa jornada e se divertir voando, conheça a Zenith Aircraft Company e esteja pronto para voar pelos céus amigáveis – assim como nosso co-piloto convidado especial especial, SOLIDWORKS CEO Gian Paolo Bassi, que tirou as fotos abaixo: