Introduzindo o SOLIDWORKS CAM: Um Ecossistema de Manufatura Inteligente

O SOLIDWORKS CAM é uma solução CAM para fresamento 2,5 eixos e torneamento que é desenvolvido em parceria com a CAMWorks, um parceiro de soluções SOLIDWORKS nível Gold em CAM desde 1998. Além disso, o SOLIDWORKS CAM também possibilitará trabalhar com configurações de componentes para acelerar o processo de programação.

Nos últimos anos, a SOLIDWORKS veio construindo um ecossistema de Manufatura Inteligente (Smart Manufacturing). Os componentes desse ecossistema, assim como Costing, Inspection e Model-Based Definition (MBD), tem sido prioridade para dar o próximo passo lógico que melhorará a eficiência para nossos usuários. Ter capacidades CAM integradas está se tornando mais importante do que nunca; especialmente quando a eficiência está envolvida. Por exemplo, os usuários querem ser capazes de checar seus componentes para manufaturabilidade mais cedo no processo de projeto. Usar um sistema CAM integrado torna mais fácil aprender e entender como os seus componentes irão transitar de bits para átomos. O CAM integrado também permite a atualização automática de caminhos de ferramentas porque o sistema CAM pode ler eventuais mudanças feitas em suas peças.

Este salto para aumentar a eficiência está se manifestando na prática como validado por pesquisas importantes. Um exemplo é a pesquisa Business Advantage’s Trends, que mostrou que 34 por cento dos usuários CAD aumentaram seu uso do CAM no último ano. A partir dessa pesquisa, 70 por cento pensa que é “importante” (36 por cento pensa que é “muito importante” e 34 por cento “pouco importante”) ter instruções de usinagem geradas automaticamente de modelos CAD 3D. Seis de dez (61 por cento) querem ver “mais” (metade deles quer ver “muito mais”) esforço de desenvolvimento do software na integração CAD/CAM.

Com base nessas tendências e o trabalho anterior nas atualizações do ecossistema Smart Manufacturing, a fundação do SOLIDWORKS CAM, Knowledge-Based Machining (KBM), foi criado. O KBM permitirá às empresas definir estratégias de usinagem padrão que podem ser usadas por qualquer um dentro de sua organização, desde orçamentação até programação. Quanto mais consistente uma empresa puder alavancar dados e processos existentes, mais eficientemente eles podem produzir seus produtos. A consistência no fluxo de trabalho reduz os tempos de ciclo, aumenta a qualidade e a satisfação dos funcionários.

O SOLIDWORKS CAM estará disponível na versão Beta a partir de 1 de abril de 2017. A liberação comercial para o SOLIDWORKS CAM estará disponível com a liberação do SOLIDWORKS 2018.

Para se manter atualizado das novidades do SOLIDWORKS, siga-nos nas nossas redes sociais! Inscreva-se no canal YouTube da SOLIDWORKS BRASIL OFICIAL e curta nossa página no Facebook!