Entre no Mundo da RA e RV

Assitindo Spock em Star Trek, vendo dados virtuais como as coordenadas de uma ameaça de entrada no mundo real ou sendo um personagem azul dentro do mundo virtual eram apenas conceitos sonhadores que brincávamos através de filmes de Hollywood como Guerra nas Estrelas, Homem de Ferro, Avatar e muitos outros… até bem mais recentes.

O que estimulou a evolução monumental no espaço Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) é um ponto de inflexão do poder de computação gráfica, alta densidade de pixels em monitores pequenos, baixo relação poder/portabilidade, baixo custo, mas mais importante, a declaração esmagadora de jogadores, projetistas e engenheiros para sair dos mundos 2D.

Então vamos voltar um pouco desde que essa mudança repentina foi apenas isso…repentina, e dar-lhe uma simples noção do começo. Primeiramente, o que são todos esses acrônimos que começam com “R” e porque eles são importantes para você? Realidade Virtual (RV) é a técnica na qual você mergulha em um mundo totalmente virtual (como ser um personagem de vídeo game). Realidade Aumentada (RA) é uma técnica que sobrepõe conteúdo virtual ao mundo real (tornou-se famosa pelo Pokémon GO, mas dificilmente é uma reflexão das suas verdadeiras capacidades).

Ambas as técnicas compartilham a mesma configuração básica dos requerimentos técnicos, mas podem diferir em termos de como elas são experimentadas e em que dispositivos. Pense nelas como dois lados da mesma moeda. RV requer Displays Montados na Cabeça do Usuário (HMDs – Head-Mounted Displays), assim como HTC Vive, Facebook’s Oculus Rift, Samsung GearVR, Google Daydream e StarVR. RA é um pouco mais flexível e pode gerar experiências funcionais em celulares, tablets ou HMDs, assim como Microsoft HoloLens, MetaVision Meta2, ODG R7-R9, Google Glass. A importância dessas técnicas e o sistema de entrega de experiências é o que eles podem fazer por você. Aproveitando esses cortes e soluções de emergência, você pode verdadeiramente consumir e criar conteúdo de um jeito novo que atravessa os limites das telas e interfaces 2D. Agora você pode “sentir” o conteúdo.

Você pode estar se perguntando, “mas eu uso SOLIDWORKS…como eu posso exportar meu arquivo, limpá-lo, torna-lo mais leve, reter os materiais e animações e outras características valiosas, obtê-lo em um visualizador e mostrar meus novos projetos maravilhosos pelo meu Google Cardboard que eu consegui de graça em uma feira?”ou “como eu posso usar essas soluções para aprimorar meus projetos?”. Você ficará feliz em saber que o SOLIDWORKS World 2017 foi um marco importante para você, seus parceiros e até vocês mesmos porque ele ajudou a responder essas e outras questões que você pode ter sobre RA e RV.

Aqui está como:

  • Dia 1 – RA/RV no palco principal – Uma história completa com um cliente SOLIDWORKS (MetaVision) e as capacidades do seu dispositivo Meta2 prevendo como você será capaz de vender seu projeto mais profundamente em um futuro próximo.
  • Dia 2 – O que está no futuro do SOLIDWORKS? – Projetar em RV! Dê uma olhada em como você será capaz de interagir diretamente com o seu projeto nativo SOLIDWORKS em RV.
  • Partner Pavilion – Os participantes tiveram o prazer de encontrar exemplos de soluções RA/RV e lançamentos em todo lugar, incluindo: Em estandes de parceiros como Lenovo, Nvidia, Dell, HO, ATI, Microsoft, WakingApp, MetaVision e muitos outros. Também encontramos RV sendo demonstrada no estande SOLIDWORKS R&D para avanços tecnológicos emocionantes para ajudá-lo a melhor planejar e vender seus projetos ao usar essas tecnologias e dispositivos.

Seja bem-vindo às novidades que estão por vir. Esperamos que sejamos os primeiros a lhe dar boas-vindas na medida que você deixa seus monitores antiquados e experimente pela primeira vez a imersão virtual, escala, contexto e colaboração.

E não se esqueça de sempre acompanhar as nossas redes sociais! Inscreva-se no canal YouTube da SOLIDWORKS BRASIL OFICIAL e curta nossa página no Facebook!

Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone