A Palatov Motorsport Aumenta a Performance do Projeto de Autos com SOLIDWORKS

A Palatov Motorsport é um fabricante de carros especializado que projeta e produz carros de alta performance que são primeiramente usados em trilhas recreativas em todo o Estados Unidos. Baseada em Portland (Oregon), construiu um negócio em torno de, não só projetar carros, mas também projetos e fornecimento de componentes; assim como peças de suspensão para aplicação de carros personalizados, variando de construções individuais para veículos especialmente de pequeno e médio volumes utilizando o SOLIDWORKS Flow Simulation.

Antes de fundar a empresa, Dennis Palatov avaliou várias soluções de projeto  e escolheu o SOLIDWORKS porque ele o achou muito intuitivo para usar e não precisava de uma estação de trabalho cara para usá-lo. “O software é muito intuitivo – ele se comporta do jeito que meu cérebro funciona – e me permite transferir produtivamente as ideias em minha cabeça para a realidade”, disse Palatov. “Eu projeto carros completos do zero sozinho, e nós montamos os carros com uma equipe de quatro pessoas. A maioria dos carros especiais são desenvolvidos por equipes de 20 a 30 pessoas ou mais. Nós não seriamos capazes de fazer o que fazemos na Palatov Motorsports sem o SOLIDWORKS.”

O SOLIDWORKS ajuda os carros Palatov com o Flow

Outra vantagem do SOLIDWORKS foi seu software Flow Simulation integrado, que permitiu à equipe de projeto obter informações importantes sobre como fluxo de ar, arrasto e a força de apoio afetam o desempenho do carro. Ao validar seus projetos de veículos usando o SOLIDWORKS Flow Simulation, os projetistas foram capazes não só de melhorar a aerodinâmica dos carros, mas também ajustar os elementos da aerodinâmica para corresponder às preferências específicas dos motoristas.

Por exemplo, a empresa utilizou o SOLIDWORKS Flow Simulation durante o desenvolvimento do D1PPS (Pike’s Peak Special), que foi especificamente projetado para competir na Pike’s Peak International Hill Climb (IHC), uma corrida de 12,42 milhas até 14.110 pés em Pike’s Peak no Colorado que tem 156 voltas. “Realizamos análise de fluxo no D1PPS usando o SOLIDWORKS Flow Simulation e depois comparamos os resultados com dados da vida real obtidos através de testes físicos”, Palatov explicou. “Nós encontramos uma correlação de 98% entre os resultados do SOLIDWORKS Flow Simulation e o que realmente acontece, o que nos trouxe a confiança para confiar no software para melhorar o desempenho aerodinâmico. Nós ainda mantemos 400 libras de força de apoio a 100 mph, mas utilizamos o resultado para otimizar a distribuição da força dianteira/traseira e permitir ajustes aerodinâmicos.”

Leia o caso de sucesso completo “Palatov Motorsport LLC: Advancing High-Performance Automobile Development with SOLIDWORKS Solutions” para aprender como as soluções SOLIDWORKS desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento de um projeto de suspensão inovador e patente pendente, que elimina completamente a necessidade de barras anti-rolo e aero-assist terceira mola, melhorando também o manuseio.

Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais! Inscreva-se no canal YouTube da SOLIDWORKS BRASIL OFICIAL e curta nossa página no Facebook!