Novos tutoriais MBD do SOLIDWORKS

A definição baseada no modelo (MBD) é uma nova abordagem para especificar requisitos de projeto do produto diretamente nos modelos 3D. A maioria dos engenheiros está familiarizada com desenhos 2D, mas quando se trata de MBD, certamente leva algum aprendizado e tempo para se acostumar. É por isso que, além do SOLIDWORKS MBD, nós desenvolvemos diversos recursos de aprendizado e referências de indústria para auxiliar na sua jornada MBD.

Esses recursos tem sido muito úteis para muitos fabricantes nos seus processos de implementação. Por exemplo, algumas empresas usam os doze módulos de aprendizagem no MySolidWorks como uma etapa de treinamento one-board MBD.

Quer saber mais? Além dos recursos acima e um tutorial existente no DimXpert dentro do produto SOLIDWORKS, três novos tutoriais MBD foram adicionados junto com o SOLIDWORKS 2016 SP4 lançado em julho deste ano como mostrado nas figuras 1, 2 e 2: visão SOLIDWORKS MBD , DimXpert avançado e MBD avançado.

Figura 1. Tutorial geral do SOLIDWORKS MBD.
Figura 2. Tutorial avançado DimXpert.
Figura 3. Tutorial avançado MBD.

Você pode acessá-los seguindo os seguintes passos:

  1. Abra o menu “Ajuda” da sua janela SOLIDWORKS.
  2. Clique nos tutoriais SOLIDWORKS como mostra a figura 4.
  3. Uma caixa com a lista de tutorial irá aparecer como mostra a figura 5.
  4. Clique no botão “Todos os tutoriais SOLIDWORKS”.
  5. Como mostra a figura 5, os três novos tutoriais MBD são apontados pelas setas verdes. O lançamento anterior no DimXpert é apontado pela seta amarela.
Figura 4. Tutoriais SOLIDWORKS abaixo do menu “Ajuda”.
Figura 5. Quatro tutoriais MBD destacados.

Cada uma das novas lições baseadas em exemplos leva cerca de 30 minutos, então você não tem que ficar sentado por muito tempo em uma sessão. Assim como é mostrado na figura 6, você não só pode brincar com um modelo divertido de bateria, como também pode seguir o passo a passo detalhado das instruções para aprender as técnicas populares do SOLIDWORKS MBD, assim como DimXpert, 3D Viewa, Editor de template 3D PDF, Publicação 3D PDF.

Por exemplo, a figura 7 mostra o modelo de cabeça de martelo no SOLIDWORKS e as instruções detalhadas no lado certo para você. Esse exemplo está ilustrando como definir a dimensão de tamanho para um círculo de interseção.

Por ultimo, mas não menos importante, esses tutoriais estão disponíveis em todas as licenças do SOLIDWORKS de graça. Eu recomendo que você aproveite ao máximo esses tutoriais. Muitos dos truques e dicas só pode ser internalizado através da prática. Não apenas olhar ou falar sobre MBD. Vamos arregaçar as mangas e colocar a mão na massa.

Para aprender mais sobre SOLIDWORKS,  inscreva-se no canal YouTube da SOLIDWORKS BRASIL OFICIAL e curta nossa página no Facebook.