Fundamentos da Validação de Projetos

Você já pensou em validar seus projetos para reduzir material ou aumentar sua eficiência, mas não sabia como começar?  Veja neste post como aprender os conceitos técnicos iniciais para começar imediatamente a fazer a Simulação de Projetos.

Quando falamos de SOLIDWORKS, as primeiras características que as pessoas lembram são a sua facilidade de uso e rápida adaptação de novos usuários, e essas características se tornaram algo mandatório em todos os produtos que envolvem a marca SOLIDWORKS, ou seja, para carregar este nome, além de ser poderosa, uma ferramenta precisa ser fácil e intuitiva, e isso se aplica também ao SOLIDWORKS SIMULATION.

Embora as ferramentas de FEA sejam vistas como algo complexo e de uso quase exclusivo para pessoas especialistas no assunto de análise estrutural, o SOLIDWORKS SIMULATION foi concebido para contrariar esta regra, ele é uma ferramenta voltada paro o engenheiro, ou projetista, que está constantemente envolvido na criação de produtos e precisa realizar validações ao longo do seu ciclo de projetos para, primeiramente, criar produtos seguros e com um melhor balanceamento Custo-Qualidade, porém sem impactar nos apertados prazos que as empresas impõe aos seus departamentos de projetos.

Para auxiliar os projetistas que tem o interesse em começar a colocar o conceito de validação de projetos em seu dia a dia, nós criamos uma série de vídeos tirando algumas das duvidas mais recorrentes para os iniciantes no uso do SOLIDWORKS Simulation e mostrando as principais etapas que precisam ser realizadas para começar a fazer as simulações de projetos o agora mesmo.

Quer Aprender a Validar Seus Projetos?

No Primeiro vídeo, vamos explanar de maneira geral o conteúdo, aplicações e o intúito desta série, veja o video de abertura abaixo.

 

Para Começar, Você Sabe o Que é Engenharia Concorrente? 

No segundo vídeo, vamos falar sobre o conceito de engenharia concorrente, que nada mais é que a realização de diversas tarefas relacionadas aos seus projetos, sendo feitas ao mesmo tempo, de maneira a acelerar o tempo de entrega dos seus projetos e reduzir o tempo de reação a possíveis alterações que possam ocorrer ao longo do ciclo de desenvolvimento dos seus produtos, veja como o SOLIDWORKS SImulation pode ajuda-lo no vídeo abaixo.

 

Que Tipo de Problema Você Quer Validar? 

A validação de projetos no SOLIDWORKS Simulation, nada mais é que o teste das condições reais de uso dos seus produtos, sendo realizado no ambiente virtual do SOLIDWORKS, para validar todas as condições e aplicações dos seus produtos, aqui vamos falar sobre alguns dos principais tipos de análises disponiveis no Simulation.

 

Malha? O que é isso? Para que serve? 

Agora vamos falar de uma das primeiras e também principais etapas da simulação de projetos, a criação da malha de elementos finitos, vamos explanar o que é, os tipos de malhas disponiveis no SOLIDWORKS Simulation e quais as principais caracteristicas e aplicações de cada uma delas, veja abaixo em:

 

Defina os Contatos e Conectores de Sua Análise 

Esse é vídeo é para você que analisa montagens e quer definir com precisão e liberdade como seus componentes vão interagir uns com os outros. Seus componentes são soldados, parafusados ou apenas apoiados uns sobre os outros? Aprenda nesse vídeo a como definir corretamente essas condições.

 

Calculei Meu Estudo. E Agora? 

Interpretar os resultados obtidos é um dos passos mais importantes se você pretende modificar seus projetos para otimizar seu funcionamento ou reduzir custos. Existem diversas formas de interpreta-los e neste video vamos lhe ensinar algumas bem interessantes.

 

Compartilhe seus Resultados com Seus Colegas 

Crie relatórios profissionais de seus estudos e os compartilhe com seus colegas para obter sua opinião e fornecer suporte às decisões que você pretende tomar para otimizar seus produtos. Mostraremos neste vídeo algumas formas de automatização desse processo de comunicação dos resultados obtidos, para economizar seu tempo e aumentar a colaboração dentro de sua empresa.

 

Está Pronto Para Validar Seus Produtos? Dê Seu Feedback! 

O que achou? Está pronto para começar fazer a simulação de projetos para reduzir seus custos e otimizar o funcionamento de seus produtos?
DÊ SEU FEEDBACK! Que áreas devemos cobrir nos próximos vídeos aqui no canal da SOLIDWORKS Brasil?

 

Para receber mais informações sobre o SOLIDWORKS Simulation ou outro produto da familia SOLIDWORKS e como eles podem ajudar sua empresa a reduzir custos e aumentar sua produtividade, inscreva-se no canal YouTube da SOLIDWORKS BRASIL OFICIAL e curta nossa página no Facebook.

Thiago Amorim

Thiago Amorim

Industry Process Consultant- Latin America at Dassault systèmes SOLIDWORKS
Thiago Amorim