Quer diminuir o tempo de abertura de seus arquivos?

Se você acha que o tempo de abertura de seus arquivos de engenharia é muito grande, você não pode deixar de ler esse post e assistir ao video abaixo.

Historicamente, as engenharias sempre foram guiadas a armazenar e carregar seus arquivos em um servidor comum na empresa que é gerido pelo departamento de Tecnologia da Informação. Os motivos pelos quais isso acontece são os mais variados, conhecidos e completamente justificáveis: precisamos assegurar a segurança dos dados e da propriedade intelectual da empresa, realizar a colaboração entre projetistas que trabalham no mesmo projeto ou que necessitam reaproveitar dados de projetos anteriores nos novos produtos, viabilizar a realização de backups de dados pelo pessoal de TI em caso de emergências, etc.

Por outro lado, ao manter todos os dados em um servidor, criamos infelizmente um grande problema para a engenharia: queda de desempenho através do aumento do tempo de abertura de seus arquivos.

Pense só: a engenharia é o departamento na empresa que geralmente tem o perfil de trabalhar com os dados mais pesados. Eles lidam com arquivos CAD 2D, CAD 3D, dados de simulações, dados de cálculos estruturais, relatórios, análises… isso tudo tem um tamanho considerável e processá-los de um local remoto na rede pode sim impactar em um tempo considerável para carrega-los ou armazena-los.

No entanto, você deve estar se perguntando: “Mas é na engenharia que temos as melhores configurações de hardware para suportar essa demanda… porque me preocupar então com isso?” Realmente, não é raro hoje em dia encontrar na engenharia das empresas estações de trabalho com muitos gigas de RAM, discos rígidos ultra rápidos, processadores de ultima geração e placas gráficas anabolizadas. No entanto, temos que nos perguntar: Estou realmente usando essa configuração de hardware a pleno como deveria quando os arquivos estão armazenados no servidor? Vale a pena fazer um eventual upgrade de hardware se o gargalo não está no computador sendo usado pelo projetista e na conexão com o servidor? Por que colocar um processador mais potente um um disco rígido SSD ultra rápido se os arquivos estão sendo carregados a “conta-gotas” do servidor da empresa?

Se você tem que salvar os seus arquivos na rede para colaborar e compartilhar os projetos com seus colegas, saiba que trabalhar na rede é diversas vezes mais lento que no disco local.

Por isso tudo, tentaremos abordar rapidamente no video abaixo como você pode, usando o SOLIDWORKS PDM, realmente aproveitar o poder de fogo de seu computador abrindo e salvando arquivos a partir do seu disco local, diminuindo o tempo de abertura de seus arquivos e mantendo todas as capacidades de colaboração, compartilhamento, backup de arquivos e muito mais!

Não esqueça de curtir o video, se inscrever no canal da SOLIDWORKS Brasil e deixar seu comentário sobre como isso funcionaria em sua empresa.

Para receber mais informações sobre o SOLIDWORKS PDM ou outro produto da familia SOLIDWORKS e como eles podem ajudar sua empresa a reduzir custos e aumentar sua produtividade, inscreva-se no canal YouTube da SOLIDWORKS BRASIL OFICIAL e curta nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/solidworksbrasiloficial/)