Usando o SOLIDWORKS Motion de Forma Eficaz no seu Processo de Desenvolvimento de Produto

Pois é, sabemos que as alterações de projeto são mais fáceis e baratas quando realizadas mais cedo dentro do processo de projeto. O processo de projeto tradicional geralmente causa diversos problemas relacionados ao projeto, e a resolução dos mesmos ocorre muito tarde dentro do processo de desenvolvimento de um produto. As consequências desse processo tradicional são no aumento do peso de um produto, altos custo e atrasos da definição do produto para finalmente encaminha-los ao setor de manufatura para que o produto ganhe vida.

Ao realizar testes virtuais mais cedo dentro do processo de desenvolvimento de um produto, nós podemos encurtar o ciclo de desenvolvimento substancialmente. Isso garante que o lançamento do projeto está dentro do prazo e segue a direção correta. Agora, você já pensou como o SOLIDWORKS Motion poderia aperfeiçoar ainda mais o lançamento de um produto, e ao mesmo tempo conferir ganhos de tempo e dinheiro?

PDP_PTBProcesso Convencional versus Benefícios da Validação Antecipada do Projeto

As capacidades do SOLIDWORKS Motion ajudam muitos usuários SOLIDWORKS que projetam montagens com peças em movimento para que possam criar mais facilmente produtos sofisticados e inovadores. O SOLIDWORKS Motion é totalmente integrado ao software de análise estrutural SOLIDWORKS Simulation. Isso significa que agora os engenheiros podem projetar, simular e analisar uma montagem dentro de uma única e integrada operação. Por exemplo, um engenheiro de elevadores pode projetar uma montagem no SOLIDWORKS, usar o SOLIDWORKS Motion para dimensionar os requerimentos dos acionadores, e empregar o SOLIDWORKS Simulation para garantir que o conjunto vai suportar com segurança os carregamentos de operação.

 

Na animação acima, a força é aplicada como uma função do tempo. Através do gráfico podemos ver um pico de força e assim podemos trabalhar no conjunto de maneira precisa a fim de garantir que o dimensionamento levará em conta as condições do mundo real. Existem muitas informações que também podem ser extraídas, como por exemplo os carregamentos de fixações, como pinos.

O SOLIDWORKS Motion simula as operações mecânicas das montagems em movimento além das forças físicas que são geradas. O SOLIDWORKS Motion ajuda os usuários das seguintes formas:

  • Calcula posições, velocidades, acelerações e carregamentos encontradas por cada componente da montagem;
  • Transfere automaticamente as forças de reação para o software SOLIDWORKS Simulation a fim de prever se os componentes quebrarão ou não, ou se eles alcançarão as normas de segurança;
  • Verificar peças em colisão enquanto a montagem se movimento, e quais são as forças de contato entre eles.

Como definido anteriormente, o SOLIDWORKS Motion está ligado ao SOLIDWORKS Simulation, então assim que tivermos as informações de carregamento nós seremos capazes de validar as tensões nos componentes. É possível ainda selecionar qualquer componente na montagem, especificar a faixa de tempo de interesse e então avaliar os resultados de tensão.

Stress RecoveryResultados de tensão no braço no exato momento que temos o pico de força produzido pela força de atuação no equipamento

Se você quiser ir mais adiante no processo de validação a fim de explorar outros modos de falha, como fadiga, ou então até mesmo estudos não lineares, você vai gostar disso: o SOLIDWORKS Simulation pode ler os carregamentos de movimento diretamente do estudo. Você pode importar carregamentos dentro de um único valor de tempo ou então através de uma faixa de valores no tempo. O procedimento é muito simples e direto.

Em resumo, o SOLIDWORKS Motion é uma solução muito interativa, ao mesmo tempo que permite identificar com facilidade os pontos de tensão no projeto. Dessa forma você pode dimensionar seus componentes da melhor forma, a fim de determinar a função precisamente. O SOLIDWORKS Motion é uma excelente ferramenta que deve ser usada a fim de definir se o projeto vai funcionar perfeitamente antes mesmo que você construa seu primeiro protótipo físico.

Se você for um projetista de máquinas ou mecanismos, eu recomendo que você acesse este interessante artigo de nossa Gerente de Produtos da SOLIDWORKS, Delphine Genouvrier, onde ela explica os benefícios do SOLIDWORKS Motion e a aplicação de simulação de movimentos baseada em eventos, que vai ainda mais além na simulação de cenários mais complexos de mecanismos.

Timoteo Müller

Timoteo Müller

Gerente Técnico, América Latina at Dassault Systèmes
Timoteo is a Senior Area Technical Manager for Latin America.
Timoteo Müller
Timoteo Müller