Como eu posso ser mais eficiente com meu Projeto de Estruturas e Processo de Validação?

Há algumas semanas eu participei de um workshop de um software muito conhecido especializado em análises e projetos de estruturas de aço e de concreto reforçado. Após participar desta sessão, eu tive um claro entendimento de como o fluxo de trabalho do SOLIDWORKS pode melhorar os projetos de estruturas metálicas e processos de validação de forma muito otimizada.

O apresentador, um especialista com 10 anos de experiência na área, desenvolveu o seguinte estudo de caso: uma construção de dois andares com estrutura de aço sob carga permanente, vento e cargas sísmicas, exemplificado através da imagem abaixo:

casestudy_rEstudo de Caso de Estruturas

O objetivo para esse projeto seria gerar desenhos e relatórios de análise. Segue abaixo o fluxo de trabalho utilizado durante o workshop.

non_workflow_r

Depois de três horas no projeto, o apresentador estava na etapa de importação dos desenhos de arquitetura (DWG) e tinha acabado de começar a trabalhar nos parâmetros do andar principal, que inclui atribuições de seções para colunas e vigas. Naquele ponto, nós completamos apenas 25% do total de objetivos para o projeto. Por esse motivo, o trabalho exigiria aproximadamente 12 horas para ser concluído.

Isso me lembrou da minha antiga carreira atuando como analista de estruturas. Eu frequentemente utilizava uma variedade de softwares dedicados para estruturas, enfrentando os mesmos problemas que o apresentador teve neste estudo de caso:

  • Atrasos nos processos de importação e exportação de desenhos;
  • Mudanças de engenharia que implicam em mais atrasos no projeto;
  • A falta de uma solução integrada;
  • Documentação deficiente no controle de qualidade.

Hoje, trabalhando como Gerente Técnico da SOLIDWORKS na América Latina, eu frequentemente ajudo meus clientes com problemas típicos como estes, e faço com que sejam mais eficientes com o seu projeto de estruturas e processos de validação.

Portanto, trabalhando no campo com nossos clientes, eu identifiquei 3 características chave para que uma solução de software seja realmente produtiva:

1. Integração e Parametrização: Processos de importação e exportação não são mais necessários;
2. Curva de Aprendizagem: Solução intuitiva e fácil de usar;
3. Suporte completo e comunidade de usuários: https://my.solidworks.com/

benefits_r

Características Chave da Plataforma SOLIDWORKS

Dessa forma, eu quis saber quanto tempo levaria para executar o mesmo estudo de caso entregando os mesmos resultados utilizando o SOLIDWORKS. Então, eu segui o fluxo de trabalho abaixo:

workflow_r

Fluxo de Trabalho integrado do SOLIDWORKS Simulation

Abaixo o modelo estrutural completo em 3D no SOLIDWORKS:

3D-Structure_r

Esse modelo do SOLIDWORKS é totalmente paramétrico. Isso permite facilmente executar mudanças de engenharia em uma fração de minuto e executar novamente a simulação no modelo completo sem qualquer esforço adicional. Uma vez que esse modelo 3D foi projetado no CAD 3D SOLIDWORKS, eu poderia me beneficiar das ferramentas estruturais totalmente integradas de CAD 3D, incluindo o SOLIDWORKS Simulation, para testar essa estrutura quanto a suas tensões, frequência, resistência sísmica e flambagem.

Abaixo estão alguns dos resultados finais de Simulação para este modelo.

frame_r

frequency_r

Para os relatórios, eu poderia facilmente documentar todos os aspectos dos estudos e o desenho teria sido completamente finalizado em uma questão de minutos.

Structure_DrawingDesenho 2D da Estrutura

Eu comecei do zero criando o modelo 3D da estrutura. Focando no estudo de caso mencionado acima, eu levei apenas 4 horas para ter o trabalho completamente finalizado. Então, eu obtive os resultados desejados três vezes mais rápido do que com o outro software utilizado no estudo de caso original.

Em resumo, temos uma plataforma integrada que permite ser mais eficiente no projeto de estruturas metálicas e no processo de validação ou simulação. Este fluxo de trabalho integrado faz com que o projeto, desde sua idealização até o lançamento, seja realizado em um ritmo muito mais rápido.

Para aprender mais sobre SOLIDWORKS Simulation visite nosso site: www.solidworks.com\simulation

***
Este artigo foi traduzido do seu original por Kevin FERREIRA.

Jose Pereiras

Jose Pereiras

Territory Technical Senior Manager at SOLIDWORKS