Projetando Para a Internet das Coisas – Você Está Preparado?

SolidWorks-Internet-of-ThingsOs dispositivos emergentes estão tornando a Internet cada vez mais útil e empolgante. Mas ao mesmo tempo, esses mesmos dispositivos deixam a Internet mais complicada. Desde câmeras de trânsito em tempo real até relógios inteligentes, a cada dia, a família de dispositivos baseados na Internet cresce em diversidade, e integra aparelhos que vão muito além das aplicações iniciais da Internet, voltada a computadores e servidores.

Refinar o projeto e integrar esses dispositivos inteligentes se tornará um dos desafios técnicos principais dos próximos 10 ou 15 anos. Mas, se nós acertarmos e não perdermos de vista os nossos objetivos, a Internet vai continuar a ser o único grande desenvolvimento que torna este o momento mais dinamico na história da humanidade.

Estima-se que no ano 2020, algo entre 50 e 100 bilhões de dispositivos estarão conectados a Internet das Coisas (Internet of Things) – uma frase que é usada para descrever coletivamente todos os dispositivos (excluindo computadores) ativamente ligados na Internet. Para maximizar este potencial, nós precisamos compreender que é necessário facilitar a introdução destes dispositivos dentro da infraestrutura digital. Para um designer, projetista ou engenheiro, a forma mais importante de garantir que você está fazendo sua parte é sempre se lembrar para quem se está projetando: o indivíduo, o negócio ou o sistema (agências governamentais). Assim, devemos lembrar de três regras fundamentais:

  1. Todos os usuários da Internet estão dedicados a economizar ou gerar capital através do aumento do seu acesso a informação. Esforce-se para criar dispositivos que façam isto, ao mesmo tempo que economizam o tempo do usuário de forma conveniente.
  2. Identifique as necessidades específicas do Indivíduo, Negócio e Sistema individualmente, e antecipe suas necessidades em evolução no futuro. Pergunte-se a si mesmo: onde é que as necessidades destes grupos se cruzam atualmente, e onde irão divergir ou se encontrar novamente no futuro?
  3. Planeje maneiras de isolar os interesses específicos do grupo alvo para o qual você está projetando seu produto. Priorize os interesses daquele grupo sobre os interesses dos outros.

Se você ficou interessado, acesse nosso seminário online clicando aqui. Nesse evento, ocorrido há alguns dias, discutimos as diferentes abordagens que as equipes de projeto deveriam considerar ao desenvolver dispositivos conectados para Indivíduos, Negócios e o Sistema.

Visite também nosso site para baixar nosso novo artigo: Projetando para a Internet das Coisas. Você também pode baixar nosso infográfico na Internet das Coisas, no Passado, Presente e Futuro.

Internet-of-Things-Blog-Infographic

 

Internet_22Minutes_300x228Assista o Seminário Online: Projetando para a Internet das Coisas, em 22 minutos!

Apresentadores: Louis Feinstein e Raphael Raymondeau, da DS SolidWorks.

Timoteo Müller

Timoteo Müller

Gerente Técnico, América Latina at Dassault Systèmes
Timoteo is a Senior Area Technical Manager for Latin America.
Timoteo Müller
Timoteo Müller