O Comando EditarPolilinha no DraftSight

 

Um comando muito útil ao criar desenhos de planta baixa ou qualquer objeto no DraftSight  que possui um contorno, é o comando EditarPolilinha. Se você criar um plano de planta baixa usando linhas (e/ou arcos), converta estas entidades para PoliLinhas antes de fazer o Offset delas. Isso poupará bastante tempo pois você não vai precisar recortar todas as entidades posteriormente e, como conseqüência, torna-lo mais eficiente.

 

Para utilizar o comando EditarPolilinha, você pode escolher o ícone a partir da barra de ferramentas Modificar, selecionar Modificar > Entidade > Polilinha a partir do menu pull down, ou digitar EditarPolilinha na caixa de comando. Uma vez que o comando estiver ativo, você será questionado a selecionar a Polilinha para edição. Aqui está a parte mais desafiadora: você ainda não criou linhas (e/ou arcos). Então o DraftSight vai deixá-lo saber que a entidade que você selecionou ainda não é uma Polilinha. Novos usuários ficam confusos quando eles vêem a resposta, e pensam que eles talvez tenham feito algo errado. Nada está errado! Você sabe que não criou uma Polilinha, e é por isso que você está usando este comando. A reposta padrão para isso é sim. Simplesmente pressione a tecla <ENTER> para aceitar o default, ou digite S para sim.

Se você está simplesmente tomando a geometria e criando uma Polilinha, você terá de escolher a opção de Solda mais adequada. Simplesmente pressione J e depois <ENTER>. Após digitar J para a opção de soldar, o DraftSight vai precisar saber quais entidades precisa incluir na Polilinha. Você pode usar qualquer método de seleção desejado ou aquele que você esteja mais familiarizado (se você digitar ‘?’ na caixa de comando ‘Especificar entidade base>>’, você obterá uma lista de métodos aceitáveis de seleção). Ao escolher as entidades, é permitido selecionar a entidade original que foi selecionada para criar a Polilinha. Uma vez que todas as entidades tiverem sido selecionadas, pressione <ENTER>.

Você terá uma resposta do DraftSight indicando que o número ‘X’ de segmentos foram adicionados à Polilinha. Neste momento, você ainda não acabou! O DraftSight traz você de volta às opções do menu. Você pode escolher outra opção, ou se você tiver acabado, pressione a tecla <ENTER> para sair, ou ainda digite X.

Uma vez concluído, selecione a nova Polilinha criada com uma caixa de comando vazia a fim de verificar que ela é realmente uma única entidade.

Agora, você pode usar o comando de Offset no objeto. Isto dará a você uma cópia do objeto na distância especificada do objeto original. Os cantos serão recortados e/ou extendidos dependendo da direção especificada para o offset.

Pic1  

Pic2 

Faça o download gratuitamente em DraftSight.com