Compreenda o Sistema de Coordenada Relativa no DraftSight

 

Ao usar o Sistema de Coordenada Relativa no DraftSight, você trabalhará de uma localização temporária ao invés de uma absoluta. A localização relativa é obtida a partir do último ponto especificado.

 

Digamos que você construirá um retângulo de 50mm X 40mm no desenho a partir de um local da tela usando o comando Linha ao invés do comando Retângulo. Assim que ativar o comando  Linha, e selecionar o ponto de início de nossa primeira linha, o DraftSight precisará da posição do próximo ponto.

Para criar este retângulo, nós precisamos usar o teclado para entrar com os valores. Visto que faremos um retângulo que tem 50 X 40, nós teremos de digitar os valores do comprimento desse retângulo. Para fazer isso da posição Relativa você precisará usar o símbolo “@”. Este símbolo basicamente afirma que o DraftSight tomará “a última posição selecionada”. Dessa forma, você precisará confirmar as coordenadas necessárias. Depois do símbolo “@”, o DraftSight obterá o valor de Delta X e Delta Y.

Digite @50,0 e pressione a tecla <ENTER>, o que significa desenhar uma linha com segmento de 50 unidades na direção X e 0 na direção Y. Agora, você vai precisar desenhar uma linha que é vertical em 40 unidades. Para fazer isso, digite o símbolo “@” seguido doDelta X que é 0 e o Delta Y que é 40 e então <ENTER>. Assim, digite @0,40 <ENTER>. Agora, desenhe uma linha que vai passar para a esquerda para continuar o retângulo. Para fazer isso você precisará especificar o delta X como negativo. Dessa forma, digite @-50,0 e pressione <ENTER>. Para finalizar o retângulo você pode digitar as coordenadas relativas para o próximo ponto como @0,-40 e então pressionar <ENTER>. Porém, como este é o último ponto nós podemos usar a opção de Fechar. Digite c e pressione <ENTER>.

Lembre-se, o símbolo “@” significa “a partir do último ponto especificado”. Quando usar o sistema de Coordenadas Relativas isto será muito importante.

Tutorial - Comando Relativo

Faça o download gratuíto do DraftSight em DraftSight.com