Usando os Recursos ERastrear e Guias Polares no DraftSight

 

Se você pensa em criar sua geometria de maneira rápida com o DraftSight, tente usar os recursos ERastrear e Guias Polares.

 

Tutorial: ERastrear e Guias Polares 
Figura – Clique na figura para acessar o vídeo do tutorial ERastrear e Guias Polares.

Usar os recursos ERastrear e Guias Polares fornece ao usuário a habilidade de usar a geometria atual como referência para a construção do restante da sua geometria, sem a necessidade de inserir geometrias de construção adicionais.

Usar o recurso de Guias Polares é similar a utilizar a função ORTO. Com a função ORTO ativada, você pode desenhar linhas horizontais ou verticais, ou em 0, 90, 180 e 270 graus. Usar o recurso de Guias Polares é como poder definir o incremento angular (polar) para qualquer ângulo que você imaginar. Dessa forma, se você sabe que estará construindo geometrias de construção em incrementos de 45 graus, você pode ajustar o ângulo polar para 45 graus e assim, poder fazer o snap de linhas a 45, 135, 225 e 315 graus assim como 0, 90, 180 e 270. A grande diferença é que quando você usar a função ORTO, o DraftSight força o usuário a desenhar linhas tanto horizontais como verticais. Com o recurso de Guias Polares, o DraftSight vai fazer o snap somente em incrementos específicos quando o recurso de Rastreamento Polar estiver visível.

Em palavras simples, o recurso ERastrear é a habilidade de usar pontos de ESnap como referência para geometrias de construção. Primeiramente, você precisa ter o recurso ESnap ATIVADO para que funcione (tenha certeza de que o Snap está desativado). Além disso, você precisa ter certeza que você tem seus pontos ESnap configurados para as funções que utilizará. Por exemplo, se você quer adicionar um círculo no centro de um retângulo, você deve ter certeza que o ESnap PONTO MÉDIO está marcado. Quando você arrasta o cursor sobre um ponto de interesse um indicador vai aparecer, bem como uma guia de rastreamento.

Assim que você mover o cursor para longe do ponto de referência, o indicador vai permanecer. Você pode seleconar um ponto em qualquer lugar ao longo da guia de rastreamento para certificar-se que a geometria será construída ao longo daquela referência. É possível combinar dois pontos de rastreamento, e escolher sua interseção virtual como ponto de referência, como seria o caso no círculo no centro do retângulo. Assim que você tiver "acordado" um dos pontos de referência e o indicador estiver visível, mova o segundo ponto de referência, e arraste o cursor sobre ele para "acordá-lo".

Assim que você mover seu cursor para a interseção virtual, e AMBAS guias de rastreamento aparecerem, selecione aquela posição e você já selecionou o centro do retângulo! Quando você acabar esteja certo de dimensionar a geometria.

Untitled_2 
Figura – No detalhe: ponto de referência (reference point) e guias de rastreamento (tracking guides).

Baixe o DraftSight gratuitamente em DraftSight.com.